quarta-feira, 11 de abril de 2012

Páscoa Polonesa - Tradição

photo da net



Antiga tradição da Igreja Católica é a benção dos alimentos durante a missa no Sábado Santo.


A escolha dos produtos nutritivos no cesto nunca foi ao acaso.


Ao conjunto de Bens Divinos no cesto da Páscoa pertencem :

o pão, o ovo, o sal, o salame (carne), o queijo, a raiz forte, o bolo pascal, o cordeirinho (coelhinho) e a água.


A variedade de produtos pode ser, naturalmente, aumentada.


O cesto é enfeitado com guardanapos e com rendas.


O pão ou broa - é o símbolo do Cristo como o pão da vida.


Ovos pascais - coloridos com desenhos, casquinhas - são símbolo do inicio de nova vida, de nascimento ou ressureição.


Sal - é o símbolo da persistência, da imortalidade, bem como, da proteção da vida humana. Assim como o sal protege os alimentos, assim assegura a saúde espiritual das pessoas.Sal é também símbolo da aliança do homem com Deus, símbolo da hospitatlidade.


Salame, presunto, carne - símbolodo bem estar (fartura).


Queijo - símbolo da amizade entre o homem e os animais domésticos.


Bolo pascal - símbolo da perfeição, da sabedoria. Normalmente é assado em casa.


Cordeirinho, coelhinho - simboliza o Cordeiro de Deus, a oferta. Cristo morreu na cruz pelos pecados das pessoas. Sua morte Ele aceitou humildemente como um cordeirinho.


Água - é o símbolo do Espírito Santo. Espírito Santo lava-nos do pecado.


A água é, além disso, símbolo do renascimento do homem, bem como, da vida.


Raiz forte - símbolo da vitória da amarga paixão de Cristo.



BRASPOL- RS

Páscoa Polonesa - Tradição

photo da net


A TRADIÇÃO DA PÁSCOA NA ETNIA POLONESA


O povo polonês é muito tradicional, principalmente nas datas religiosas.


Cada data tem suas diferenças no modo de comemorar, desde os tempos anteriores à Cristandade, mudada pelo povo, com o passar dos tempos.


Como, por exemplo, a encantadora iguaria da Páscoa, com a mesa bem posta, onde não podem faltar a toalha branca bem engomada e, no centro da mesa, o galho verde de chorão. Sobre um primaveril buquê de agrião bem viçoso está o cordeirinho de manteiga ou de açúcar com uma bandeirinha vermelha, significando a ressureição do Cristo, e, ao lado, um pratinho com ovo cozido e bento (geralmente alguém da família leva um cestinho com alimentos para o padre benzer). Este ovo bento é dividido, antes da refeição pascal, entre as pessoas da casa, acompanhado de desejos mútuos de Feliz Páscoa.


Sobre a mesa está posta uma travessa cheia de ovos pintados, pisanki. Também são servidos vários tipos de carne como gostosas lingüiças, vários tipos de bolos, como o mazurek ou bolo de Páscoa. Figura, ainda, a famosa babka (que, ao pé da palavra, quer dizer, vovó) que é um bolo bem alto, com bastante frutas cristalizadas, enfeitado com glacê de açúcar.


Na Páscoa tem-se o costume de pintar ovos, que é conhecido desde o século XIII, trabalho realizado, principalmente, pelas moças. Antigamente coloriam-se os ovos com tintas obtidas de ervas como: folhas de malva, casca de amieiro ou salgueiro, açafrão que é uma árvore que dá flores brancas e que serve para tingimento. Faziam-se desenhos e nas partes desenhadas derramava-se cera derretida para não tingi-los. Como desenhos pintam-se galinhos, escadinhas, maçãnzinhas, coraçõezinhos, sininhos, pintinhos, patinhos, patinhas de galinhas, cataventos etc... Cada desenho tem o seu nome, variando de região para região. Os desenhos, inclusive, variam, apropriadamente, de região para região. Nos dias de hoje, esse trabalho não é mais feito só por moças, mas por todos que gostam desse tipo de trabalho, inclusive por rapazes, agora com recursos modernos, em relação às tintas. Muitos fazem os desenhos, aplicando a técnica da raspagem da casca do ovo com lâminas (gilette) e os desenhos variam em função a imaginação de cada um.


Hoje, nas casas de artigos folclóricos ou populares (Cepelia), havendo na Polônia uma imensidão delas, já se vendem ovos feitos em madeira, imitando ovos de galinha, facilitando assim para as donas de casa na decoração da mesa durante a refeição pascal.


Essa tradição de pintar os ovos leva o nome de " Pisanki" que, traduzindo, quer dizer, ao pé do sentido, "escritos", ou, se quisermos, ovos de Páscoa.


A Páscoa Polonesa é linda, também chamada de " Páscoa Benta" a qual deixa as pessoas de outras etnias ou mesmo poloneses que visitam a Polônia, por ocasião da Páscoa, encantadas.




Fontes: Almanach Polonii

Powszechna Encyklopedia Polska










Páscoa Polonesa