domingo, 24 de maio de 2009

PINTURA em VIDRO - UCRANIA

ARTISTA: ANDRY KHOMYK
Nascido em LVIV - UCRANIA

PRIMAVERA, VERÃO, OUTONO, INVERNO



imagens tiradas da net

NOITE DE IVANA KUPALA (festa de São João ) - Ucrania

VI- IVANA KUPALA FESTYVALH (Festa Ucraniana de S. João)




Para aqueles que desconhecem as tradições da Festa de Kupala, esta é a noite em que ocorre o solstício de verão no Hemisfério Norte, os dias começam a ficar mais curtos e as noites mais longas. Na Ucrânia pré-cristã, o festival era realmente um rito de fertilidade que assegurava uma boa colheita. (acreditava-se que Kupalo era o deus do Amor e da boa Colheita). A festa estava intimamente ligada com dois elementos da natureza: a água (símbolo feminino) e o fogo (símbolo masculino).Com a chegada do Cristianismo na Ucrânia (final do I milênio da era cristã), a Igreja tentou suprimir o festival, mas não obteve sucesso. Assim eles fizeram o que normalmente faziam: combinaram o festival do deus pagão Kupalo com o banquete da Natividade de São João Batista (6 de julho, Calendário Juliano) e a festa passou a ser chamada de " Ivana Kupala ". Durante o dia, os rapazes e as moças, esmeravam-se em confeccionar os bonecos de Marena e Kupalo. Símbolos do amor entre o homem e a mulher (a água e o fogo). Na noite de "Ivana Kupala" os jovens se reuniam fora da aldeia, próximo de um riacho ou de uma lagoa onde construíam fogueiras, traziam então para perto do fogo, os bonecos e o ícone de S. João Batista, os quais permaneciam ali durante toda a noite. Aproveitavam também, para queimar ervas especiais abençoadas, para atrair sorte no amor e na colheita.As meninas cantavam canções especiais (kupalni), com muitas referências ao amor e ao matrimônio. Atiravam guirlandas de flor (vinotchok) na água ou na fogueira e pediam para encontrar um grande amor. Os rapazes faziam o mesmo, porém jogavam pequenas cruzes de gravetos. Para atrair a sorte e espantar o azar meninos e meninas pulavam a fogueira. Os mais aventureiros entravam na floresta e procuravam o "paporoti tsvit" - uma espécie de flor mágica que só floresce na noite de "Ivana Kupala". Dizia a lenda que quem a encontrasse adquiriria grande riqueza e muita felicidade. Mas os aventureiros deviam se precaver, naquela noite de magia a floresta estava cheia de demônios e outros seres assustadores (syla nechysta). Em particular, as Rusalky, ninfas de água que afogavam as almas de quem as encontrasse. Mas ao redor da fogueira tudo era felicidade e alegria. Canções eram entoadas (muitas delas sobrevivem ao dia presente), música era tocada, e todo mundo dançava e se divertia. Velhas mulheres da aldeia vendiam filtros amorosos e faziam magias para assegurar uma colheita grande e vários matrimônios. Ao final da festa, ao som de alegre música, os bonecos de Marena e Kupalo eram atirados na fogueira. Acreditava-se que dessa maneira suas almas se encontrariam no outro mundo.

São estas tradições, envoltas de magia e beleza, que o Grupo Folclórico Ucraniano Spomen estará revivendo no dia 05 de julho, no Salão da Igreja Ucraniana do Sagrado Coração de Jesus, Mallet - PR.

Canções, danças, a casa da velha bruxa, os rituais e comidas típicas, além da tradicional fogueira, farão parte da festa.

A programação será a seguinte:

17h - desfile típico pelas ruas da cidade
19h - Divina Liturgia
20h - Inicio dos festejos, com jogos, música, serviço de bar e cozinha e apresentações folclóricas, com danças e rituais ao redor da tradicional fogueira
22h30 - BingãoPARTICIPAÇÃO ESPECIAL: Cia de Dança Ucraniana VERKOVENA - Maringá, PR
TEXTO COPIADO: www.trembita.com.br/noticia



SELO - NOITE DE IVANA KUPALA












































Pinturas em vidro - ANDRY KHOMYKM artista nascido em LVIV- UCRANIA

imagens tiradas da net