terça-feira, 24 de agosto de 2010

CONCERTO de PIANO e FESTA de N S CZESTOCHOWA

Concerto de Piano e Festa de N S de Czestochowa‏

domingo, 22 de agosto de 2010 19:49:24
Para:
Amigos, estamos caminhando para os dois ultimos eventos da 19ª Tradycje Polskie, obrigado a você que participou, mesmo divulgando e convidamos para um "Concerto de Piano" e a "Festa de N S de Czestochowa"

Bardzo dzenkuje!

SÁBADO, DIA 28 DE AGOSTO

A BRASPOL Núcleo de São Mateus do Sul, dentro da programação para a 19ª Tradycje Polskie, realizará no sábado dia 28 de agosto, as 19 horas, no Clube Ideal São-Mateuense, concerto de piano em comemoração ao Bicentenário de Chopin.
O concerto terá apresentação do pianista Diego Gorzynski (Curitiba) interpretando obras de Chopin.
Tambem contará com a participação do Coral Cantata, regidos pela maestrina Regina Trinko (são-mateuense).
Entrada franca!

DOMINGO, DIA 29 DE AGOSTO

Desde o dia 16/07 iniciou-se a tradicional peregrinação do quadro de N S de Czestochowa, ou como é conhecido, “vista do quadro de N S de Czestochowa”, o quadro deixa a Igreja Centenária (com data de construção de 1900), localizada na Colônia Água Branca inicialmente se detinha a duas colônias polonesas em São Mateus do Sul, hoje tomou dimensões maiores, neste ano com 19ª Tradycje Polskie, o quadro visita um total de 55 comunidades, entre os Municípios de São Mateus do Sul, São João do Triunfo e Mallet. Posso afirmar que, durante este período acontecem inúmeras manifestações de fé, e devoção a N. S. Częstochowa, a tempos estava presente apenas como recordações, hoje volta e se intensifica.
Após a peregrinação, durante os meses de julho e agosto o quadro retorna, com uma grande festa. Já na parte da manha acontece uma carreata partindo da Igreja Perpétuo Socorro (centro) com destino a Colônia Água Branca, nas proximidades da Igreja centenária o quadro é conduzido em uma carroça, onde é recebido com grande devoção e se realiza uma missa em polonês, após, almoço com pratos típicos da gastronomia polonesa, música e demais folguedos. Com esta festa é que teremos o encerramento da 19ª Tradycje Polskie.


“AO SAIRES DEIXA A FÉ E A SAUDADE E AO VOLTARES A SUA PRESENÇA IRRADIA ALEGRIA E FELICIDADE”

Sandro Zimny VitonskiVice-PresidenteBRASPOL - Núcleo de São Mateus do Sul