sábado, 20 de junho de 2009

IGREJA SÃO JOSAFAT - Prudentópolis


IGREJA SÃO JOSAFAT em Prudentópolis, Municipio do Paraná


Em estilo Bizantino é considerada uma das mais belas do país.

Construida entre os anos de 1925 e 1928 a Matriz de São Josafat foi esforço dos primeiros padres Basilianos vindos para o Brasil.

UCRANIANOS NO PARANÁ - PRUDENTÓPOLIS

FOLCLORE GASTRONOMIA
ARTESANATO





Prudentópolis


Criado em 1906, o município de Prudentópolis é marcado pela imigração de 1500 famílias ucranianas, aproximadamente 8 mil pessoas, que chegaram no município no ano de 1896. Por este motivo hoje cerca de 75% de sua população tem descendência direta dessa etnia.
Além destes, outros imigrantes também se estabeleceram na região e foram importantes para o processo de colonização do município, entre eles destacam-se os alemães, italianos e poloneses. Porém as tradições que permaneceram no município foram as dos imigrantes ucranianos, que estão refletidas na vida cotidiana de seus cidadãos através da religião, gastronomia e artesanato.
Detentor de uma importante diversidade natural, Prudentópolis se destaca pela sua riqueza hidrográfica, e relevo acidentado que resultam em várias quedas d’água, e florestas de araucária. A maioria das cachoeiras possuem altura entre 80 a 100m, por isso, Prudentópolis é conhecida como a Terra das Cachoeiras Gigantes.

Assim podemos mostrar uma pequena amostra dos atrativos naturais e culturais encontrados em Prudentópolis:

ARTESANATO - Típico ucraniano, os bordados e as pêssankas são encontrados no município de Prudentópolis.

GASTRONOMIA - Também está ligada a cultura ucraniana presente no município desde o século XIX.

FOLCLORE - Quem visita Prudentópolis pode apreciar um pouco da tradição ucraniana presente nos grupos de danças folclóricas como o Grupo Bandura e o Grupo Vesselka.





imagens e texto retirados www.caminhosdoparana.com.br



UCRANIANOS NO PARANÀ

IRATI
Esta sendo construido o CENTRO CULTURAL DENISE STOKLOS, com 3 ambientes: área de palco, foyer, e área de platéia com 517 lugares.
Na visita do ministro Juca Ferreira às obras de construção, teve apresentação do GRUPO FOLCLÓRICO UCRANIANO IVAN KUPALO e do GRUPO FOLCLÓRICO ODINA do Distrito de GONÇALVES JR.



PRUDENTÓPOLIS : IGREJA SÃO JOSAFAT será restaurada


fotos : Gilson Camargo
Informações tiradas do site vanhoni.wordpress.com