segunda-feira, 26 de outubro de 2009

MIGUEL BAKUN


Homenagem ao centenário de Miguel Bakun


Miguel Bakun era filho de Pedro Bakun - natural da cidade de Sokal -Ucrânia e Juliana Maksymowicz - natural da aldeia de Ripniv - Ucrânia.

O Embaixador da Ucrânia no Brasil Volodymyr Lakomov virá de Brasília a Curitiba para as solenidades organizadas em comemoração ao centenário de nascimento de Miguel Bakun.

No dia 27 de outubro, em razão das comemorações do centenário do artista Paranaense Miguel Bakun (1909-2009), a Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Coordenadoria do Sistema Estadual de Museus(COSEM), promove uma série de atividades para celebrar a vida e obra do artista.

Neste dia, acontecem na Casa Andrade Muricy (Al. Dr.Muricy, 915 - Centro) o lançamento do Museu Virtual Miguel Bakun,apresentações de grupos folclóricos Ucranianos, dos quais o artista descende, e a projeção de um filme sobre o artista, de Sylvio Back.

Os eventos começam pela manhã, às 10h30, com uma solenidade póstuma no Cemitério Municipal de Curitiba (Praça Padre João Sotto Maior, s/n,São Francisco).

Lá, o público poderá assistir a apresentação do Coral da Paróquia Ucraíno, uma missa em rito bizantino, além de visitar o túmulo de Bakun.

Na parte da tarde, às 16h, a Casa Andrade Muricy (Al. Dr. Muricy, 915,centro) irá realizar o lançamento do Museu Virtual Miguel Bakun, devínculo com a rede do Sistema Estadual de Museus do Paraná.

Durante o lançamento, o grupo folclórico Ucraniano Poltava irá apresentar o espetáculo com banduristas, instrumento típico eslavo.

No final do dia, 18h, ainda na CAM, o público terá a oportunidade de assistir ao filme O Auto-Retrato de Bakun (1984), dirigido e produzidopor Sylvio Back.

Após a projeção, que terá a duração de 43 minutos, o cineasta irá participar de um bate-papo com a platéia. A produção foi contemplada com o prêmio Glauber Rocha de “Melhor Filme”, na XIII Jornada Brasileira de Curta-Metragem da Bahia.

Museu Virtual

Colocar as obras do artista na internet foi o caminho encontrado pela COSEM para divulgar e facilitar o acesso do público geral ao trabalho e legado artístico de Miguel Bakun. “Claro que não substituem um espaço museológico físico, mas complementam, apoiam a área da museologia por divulgar acervos e contribuir para o conhecimento”, explica Eliana Réboli, coordenadora da COSEM.
Os trabalhos que estarão em exposição na internet tiveram curadoria da equipe da própria COSEM, por intermédio de uma grande pesquisa bibliográfica em conjunto com grupos de estudos do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC).
“O Museu será sempre alimentado com outras obras e dados sobre Bakun”, garante Eliana.

Miguel Bakun

Rosemeire Odahara, coordenadora de projetos especiais da SEEC, destacaa importância deste artista para as artes plásticas paranaenses, justamente por ele ser uma espécie de elo entre a 1ª geração de artistas Paranaenses, de uma época conhecida como Paraná Tradicional, e artistas que dialogaram com o modernismo.
“Poucos conseguiram transitar entre estes dois momentos da arte e manter sua própriaidentidade”, explica.

Nascido em 1909 em Mallet, no Paraná, filho de imigrantes eslavos, Bakun começa sua produção artística na década de 40, quando participa de um ateliê coletivo ao lado de artistas como Alcy Xavier, LoioPérsio, Marcel Leite, Esmeraldo Blasi e Nilo Previdi.

Ao longo de sua carreira, Bakun participou de diversas mostras coletivas e individuais e recebeu diversos prêmios, dentre eles o Salão Paranense de BelasArtes.

SERVIÇO:

Centenário do Nascimento de Miguel Bakun, dia 27 de outubro 2009.

Programação:

10h30 – Solenidade Póstuma

Visita ao túmulo do artista

Oferta de flores

Apresentação do Coral da Paróquia Ucraíno - Católica N.S. Auxiliadora

Cerimonia Ucraniana em rito bizantino

Placa em homenagem ao centenário de nascimento do artista

Local:

Cemitério Municipal de Curitiba (Praça Padre JoãoSotto Maior, s/n, São Francisco)

16h – Espaço Miguel Bakun

Apresentação Capela de Banduristas Fialka do Grupo Folclórico Poltava

Lançamento do Museu Virtual Miguel Bakun vinculado à rede dos Sistema Estadual de Museus do Paraná (SEEC)

Local:

Casa Andrade Muricy (Al. Dr. Muricy, 915 – Centro)- 18:00 horas

Exibição do filme, O AUTO-RETRATO DE BAKUN (1984).

Roteiro, direção e produção de Sylvio Back; participação do pintor, NelsonPadrella.

Co-produção:
Embrafilme, Secretaria de Estado da Cultura e Fundação Cultural de Curitiba.
Prêmio “Glauber Rocha”, de “MelhorFilme” na XIII Jornada Brasileira de Curta-Metragem da Bahia.

Duração:

43 min.; cor/PB.

Após a projeção, conversa com o cineasta Sylvio Back.

Local:

Casa Andrade Muricy(Al. Dr. Muricy, 915 – Centro)



Forwarded message

From: Vitório Sorotiuk <sorotiuk@fast.com.br>

Date: 2009/10/25

OBS.- Veja suas obras nas postagens mais antigas desse blog, procure nos marcadores e em ordem alfabética
MIGUEL BAKUN