quarta-feira, 12 de agosto de 2009

CASAS ESLAVAS do SUL do PARANÁ - LIVRO


Projeto patrocinado em 2007


Fenômeno exclusivo do Paraná, a arquitetura residencial de origem eslava é proveniente de um sincretismo entre as tradições construtivas polonesas e ucranianas com a forma cabocla encontrada entre os ervateiros e outros moradores das regiões paranaenses cobertas por mata de araucária.

O projeto teve como objetivo divulgar essa vertente da arquitetura, mostrando sua validade e permanência.

Nos municípios pesquisados, estima-se terem restado em torno de 1,2 mil casas eslavo-paranaenses de um total de 30 mil moradias construídas durante o século XX, fortemente ameaçadas de demolição, já que é reduzida a estima dos moradores pela arquitetura desenvolvida pelos seus pais e avós.



Livro - O livro “Casa Eslavo-Paranaense”, componente do projeto “Preservação das Casas de Madeira dos Colonos Eslavos do Sul do Paraná”, trouxe um apanhado histórico sobre a imigração e a evolução da arquitetura desenvolvida pelos imigrantes eslavos no sul do Paraná na medida em que iam tomando contanto com o clima, os materiais disponíveis e as demais influências culturais que marcam a bagagem multiétnica do Paraná Tradicional.

TEXTO tirado do site
www2.petrobras.com.br
Encontre o livro nas livrarias "Curitiba"

7 comentários:

  1. Esse fenômeno é exclusivo do Paraná para quem não conhece o interior de SC e RS :-)

    ResponderExcluir
  2. Seu eu fosse descendente teria muito orgulho desse tipo de construção.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Богдан, sim, voce esta cheio de razões ,conheço relativammente bem o interior de Santa Catarina a alguma coisa do Rio Grande do Sul, sei da grande influência dessas etnias por lá, predentendo falar de todas, mas esse material do Paraná esta mais acessível à minhas mãos. Assim na medida do possivel postarei, por exemplo já tenho um pouco de material sobre os alemães em São Bento e Jaraguá do Sul, e ainda não consegui postar sobre os Ucranianos de Prudentópolis, Antonio Olinto, Marechal Mallet, Iracema ( Santa Catarina ) e etc..
    Mas achei muito bom voce fazer esse comentário, pois assim outras pessoas, tambem ficarão sabendo.
    Agradeço sua colaboração

    ResponderExcluir
  4. em relação ao comentário de que a arquitetura retratada no livro é igual à de santa catarina e do rio grande do sul talvez falte um pouco mais de profundidade em sua análise. Em primeiro lugar, as áreas de santa catarina (planalto norte) onde há arquitetura similar eram parte do paraná na época da imigração e as colônias ali implantadas são da mesma época das retratadas no livro, se enquadrando no mesmo contexto histórico e cultural. em relação ao rio grande do sul, o prof weimer que estudou a arquitetura dos imigrantes nas últimas 3 décadas retrata a arquitetura de madeira como elemento isolado, restrito a pequenas áreas com presença polonesa, com arquitetura diferente da encontrada aqui.
    ademais, se o livro em questão for realmente consultado, ser verá que nem mesmo dentro do universo do sul do paraná a arquitetura dos imigrantes poloneses e ucranianos é igual, apresentando várias tipologias de acordo com a colônia ou município que se analise. em um inventário que fizemos para o iphan, envolvendo também outros municípios, encontramos novas variações de uso do espaço, métodos construtivos, soluções plásticas, ou seja, outras expressões arquitetônicas.
    se a análise se restringe a superfície, daí sim, é a mesma arquitetura dos colonos de santa catarina, do rio grande do sul, quem sabe dos paulistas e mineiros do norte do paraná, da empresa de pré-fabricados da esquina e de onde mais você quiser, afinal, são casas de madeira.

    pier luigi larocca

    ResponderExcluir
  5. Larocca, obrigada pela visita e comentário, minha unica intenção ao postar sobre o livro, era para quem se interessasse pelo assunto, tivesse conhecimento de sua existencia e pudesse adquiri-lo, inclusive passei o endereço da livraria, não li o livro e portanto não tenho conhecimento sobre o seu conteudo. Mas o seu comentario é de grande valia pois esclarece o assunto para os intressados
    obrigada

    ResponderExcluir
  6. Prezados,
    Estou fazendo um projeto de restauração de um moinho e uma residência com estas características. Estou a procura de livros, teses e outros dados que possam me auxiliar no projeto. Alguém pode me ajudar?

    Agradeço desde já!

    Isabella

    ResponderExcluir
  7. Isabella publiquei o teu pedido para ver se alguem pode te ajudar.
    Espero por respostas tambem
    beijos

    ResponderExcluir