domingo, 17 de maio de 2009

COLÔNIA WITMARSUM ( parte um )

Casa Típica Alemã Casa no alto da chapada

Igreja ....





A Colônia Witmarsum pertence ao município de Palmeira, no estado do Paraná, Brasil. Foi fundada em 1951 por colonizadores de origem russa-alemã e religião evangélica menonita. A fundação ocorreu com a aquisição da Fazenda Cancela, localizada a aproximadamente 70 km de Curitiba,capital do Paraná.





Situada no munícipio de Palmeira no estado do Paraná a Colônia Witmarsum foi formada em julho de 1951 por menonitas que reimigraram da cidade de Witmarsum do estado de Santa Catarina. Os menonitas da Colônia Witmarsum pertencem ao grupo dos menonitas alemães-russos, que tem sua origem na Frísia, no norte da atual Holanda e Alemanha. Através da Prússia eles imigraram para Rússia no século XVIII, de onde fugiram em 1929, quando o comunismo se instalou naquele país. Em 1930 vieram ao Brasil onde, após uma tempo em Santa Catarina, fundaram em 1951 a Colônia Witmarsum no Paraná. Graças a um financiamento conseguido junto aos menonitas da América do Norte, foi possível comprar em 7 de junho de 1951 a Fazenda Cancela.
Ocupa uma área de aproximadamente 7800 hectares e possui aproximadamente 1500 habitantes. Compreende cinco núcleos de povoamento, sem denominações e, dispostos em torno de um centro administrativo comercial e social situado na sede da antiga Fazenda Cancela.
Sua base econômica reside na agropecuária, desenvolvida sobretudo no setor da pecuária leiteira. Também há criação de frangos e porcos para o abate e plantações de soja e milho.Caminhões trasportam mais de 36.000 litros de leite por dia







Praça principal - Museu






Gado leiteiro





Ao fundo pinheiro Araucária (angustifolia)


























Pinheiro Araucária






















































PHOTOS BY SUZETE































8 comentários:

  1. a igreja não é católica como mencionado .A igreja é MENONITA!!!, tem que saber o que se escreve antes de se publicar!!

    ResponderExcluir
  2. Lamento Sr. Douglas em visita a essa lindissima e cheia de cultura Colonia, em uma tarde de domingo, não tive tempo hábil de verificar a veracidade dessa informação, que me foi dada como "Igreja Católica"
    Portanto peço desculpas de ser mal informada, pelo seu povo.
    Denominarei apenas "Igreja", até me certificar.
    Obrigado pelo esclarecimento e sinto muito em aborrece-lo.
    Aguardo sua visita e estou à sua disposição para corrigir eventuais falhas

    ResponderExcluir
  3. Hmmm, então essa informação de que esta igreja mostrada na foto segundo a Senhora foi dada por um morador da colonia?

    provavelmente não foi, pois todos sabem muito bem q essa igreja e Menonita.. ( pelo menos deveriam saber. rsrs)

    Mas não tem problema se foi alguém da colonia, ja que a senhora teria adquirido mais informações se tivesse lido o que estava escrito na placa que estava na sua frente quando tirou a foto...

    Mas no mais ficou muito bom..

    ResponderExcluir
  4. Não tem problema, agora ficou tudo claro, obrigada pela ajuda, desculpa a nossa falha, Amei Witmarsum e recomendo para as pessoas visitarem. É linda e cheia de cultura. Na próxima visita quem sabe poderei conhece-lo, e se puder me ajudar com mais informações ficarei muito feliz
    até breve

    ResponderExcluir
  5. Realmente, me falha o entendimento do porque de pessoas que parecem se importar tanto com a igreja serem tao rudes com uma pessoa, a quem nem conhecem, so porque ela confundiu a denominacao da igreja. Conheco pessoas da igreja Menonita, sei que sao crentes, como o sao os Catolicos, e portanto deveriam saber que a Biblia prega o respeito, e nao o nome da igreja. Ah, e antes que me ataquem dizendo que nao sei nem escrever por que nao coloquei os acentos nas palavras, explico que e por causa do teclado que e internacional e nao os tem. Afinal, detalhes sao importantes, desculpe a ironia, isto tambem a Biblia condena.

    ResponderExcluir
  6. Lindas as fotos. Moro na Alemanha mas estou voltando para o Brasil. Você saberia dizer se na colônia tem diversos produtos a base de leite e queijo para vender? Tem uns produtos aqui que espero encontrar na colônia para eu poder continuar com minhas receitinhas alemas.
    Ahhh, lamento também a ignorância do colega acima. Muito chato os comentários dele e sua falta de educacao, ele deveria ficar agradecido em poder ver as postagens e nao criticar se é dessa ou daquela igreja, mas infelizmente têm muitas pessoas com esse espírito por aí!!!!!!!!
    Danke und auf wiedersehen
    malu

    ResponderExcluir
  7. Nossa quanta agressividade senhores.Não sei o que um nome vai influenciar.Vão perder toda sua cultura e tradição por acaso?O nome é o de menos.Muito legal suas fotos, e você foi muito humilde também.Provavelmente se essas pessoas frequentam essa igreja, elas deveriam ser mais educadas.Mas deixa para lá.Gostei muito do site e de tudo mais.Espero que o Douglas não chore depois disso.Ele é um garoto de 21 anos que não sabe nada da vida, e querendo vir aqui ofender os outros.Inaceitável.

    ResponderExcluir
  8. Agradeço as manifestações de solidariedade e tbm à pessoa que corrigiu a minha falha.
    Obrigada

    ResponderExcluir