segunda-feira, 6 de abril de 2009

EXPOSIÇÂO DE PÊSSANKAS


Considerada por muitos como um amuleto, a pêssanka é antes uma forma de arte milenar da cultura ucraniana.
E todo o encanto desses ovos pintados detalhadamente a mão poderá ser visto nesse mês no Shopping Estação com a exposição Páscoa Ucraniana, que mostra diversas versões do símbolo mais tradicional dessa cultura na páscoa.
Pêssanka vem do verbo pessaty que, em ucraniano, significa escrever. Na antiguidade, era usada para comemorar a chegada da primavera.
“Na cultura ucraniana, este é o melhor presente que se pode receber na páscoa, pois é uma forma de desejar ao presenteado proteção, longa vida e prosperidade”, explica Tetiana Bachtzen, presidente da Associação dos artesãos de Pêssankas e artesanato ucraniano do Paraná
E é por isso que a pessoa que recebe os ovos os guarda como talismãs.
A exposição está sendo organizada pelo Shopping Estação juntamente com a Associação dos Artesãos de Pêssankas e Artesanato Ucraniano do Paraná e contará com mais de dez displays com diferentes pêssankas criadas por artesãos pertencentes à comunidade ucraniana em Curitiba.
“Para esta data tão significativa buscamos algo da cultura milenar para o nosso público. As pêssankas trarão uma beleza especial ao espaço que já conta com tantas outras opções culturais, como os museus e teatros”, finaliza Prisciane Tramontini, gerente de marketing do Shopping Estação.
A exposição fica aberta até 30 de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário