domingo, 8 de março de 2009

Paska e Sirnaia Paska-Ucrania

preparando lindas paskas




Sirnaia Paska

SIRNAIA PASKA (cozida)
Ingredientes:
02 quilos de ricota
08 gemas
750 gramas de açúcar
01 copo de leite
½ quilo de manteiga
01 baunilha em fava ou 01 vidro de essência de baunilha
250 gramas de uvas passas
Modo de fazer: Juntar as gemas, o açúcar, o leite e a baunilha em fava picada, a essência de baunilha e levar ao fogo lento, mexendo sem parar, para não deixar que as gemas empelotem. Quando essa massa atingir o ponto de fervura, retirar do fogo e juntar a manteiga, que foi previamente picada, mexendo sempre até que a mesma derreta. Retornar ao fogo e colocar gradativamente a ricota, que deve ter sido passada previamente em uma peneira fina para dar uma textura delicada à paska. Mexer até atingir o ponto de fervura. E depois por mais 5 a 8 minutos, sempre mexendo a massa. Adicione as uvas passas e deixe esfriar, ainda mexendo, para evitar que a massa fique empelotada. Quando estiver totalmente fria, colocar em uma forma cônica, típica para esta ocasião, ou em um pirex. Servir gelado
SIRNAIA PASKA (crua)
Essa receita, cedida por Kyra Siliverstov, foi adaptada para se tornar menos enjoativa e mais light. O creme de leite foi substituído por iogurte natural.
Ingredientes
01 quilo de ricota
200 gramas de manteiga sem sal
08 gemas
08 colheres (sopa) cheias de açúcar
01 pote de iogurte natural
01 colher (chá) de essência de baunilha
250 gramas de uvas passas
Modo de fazer: Primeiramente passe a ricota por uma peneira. Em seguida, utilizando uma batedeira ou um multiprocessador, junte a ricota, o iogurte e a manteiga amolecida. Bata até se tornar um creme. Em seguida, bata separadamente, as gemas e o açúcar até ficar cremoso. Junte tudo, coloque a baunilha e as uvas passas e mexa. O doce já está pronto, basta colocá-lo na geladeira. Pode ser usada uma fôrma de madeira em formato de cone, para deixá-lo com a aparência tradicional, ou colocar tudo sobre um pano úmido em uma peneira na geladeira. Assim, o excesso de líquido sai e o doce fica cortante.















pode-se usar latas, como as de óleo de cozinha, para usar como formas









forrar com papel manteiga





imagens e receitas tiradas da net





Um comentário:

  1. Suzete, te devo um pedaço de meu coração... Ano passado perdi minha mãe e pensei que nunca mais teria o prazer de provar esses sabores de minha infância... Seu blog me deixou profundamente tocada, emocionada e feliz. Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir