domingo, 1 de março de 2009

Matrioskas ou Babuskas(camponesas)

essas eu ganhei,amei....














Desde que conheci as Matrioskas fiquei encantada pela beleza da arte e pelo forte simbolismo.

Com uma filha gestante participei de uma palestra no CEMU(centro de apoio às mulheres e ao casal grávido) realizadas com um belissimo trabalho voluntario de medicos obstetras,pediatras enfermeiras especializadas em aleitamento materno, enfim muitas informações valiosas para as futuras mamães.

Qual não foi minha surpresa quando, a Dra Virginia (obstetra), usando as matrioskas e outras bonequinhas de outras culturas ,como ilustração de temas relacionados à maternidade, à perpetuação da familia, e de proteção das maiores sobre as menores.
Exatamente com esses simbolismo que se fizeram as matrioskas ( ou babuskas -camponesas)

Abaixo texto copiado:


" As babuskas (camponesas), são bonecas manufaturadas artesanalmente desde o ano 500 D.C. nas regiões da Sibéria e Ucrania.

Como embalagens perfeitas, umas cobrem as outras,simbolizando a passagem das gerações.
Revelar cada uma das babuskas significa descobrir a esperança que a fertilidade e a continuidade carregam dentro de si.

Esperança que brilha na passagem de cada dia, de cada mes, de cada estação, na virada de cada novo ano,como deve ser na vida."

Um comentário:

  1. Eu gostaria de comprar uma matrioska, mas aqui em Curitiba eu nAo encontro.

    ResponderExcluir