O povo polonês é muito tradicional, principalmente nas datas religiosas.
Cada data tem suas diferenças no modo de comemorar, desde os tempos anteriores à Cristandade, mudada pelo povo, com o passar dos tempos.
Como, por exemplo, a encantadora iguaria da Páscoa, com a mesa bem posta, onde não podem faltar a toalha branca bem engomada e, no centro da mesa, o galho verde de chorão. Sobre um primaveril buquê de agrião bem viçoso está o cordeirinho de manteiga ou de açúcar com uma bandeirinha vermelha, significando a ressureição do Cristo, e, ao lado, um pratinho com ovo cozido e bento (geralmente alguém da família leva um cestinho com alimentos para o padre benzer). Este ovo bento é dividido, antes da refeição pascal, entre as pessoas da casa, acompanhado de desejos mútuos de Feliz Páscoa.
Sobre a mesa está posta uma travessa cheia de ovos pintados, pisanki. Também são servidos vários tipos de carne como gostosas lingüiças, vários tipos de bolos, como o mazurek ou bolo de Páscoa. Figura, ainda, a famosa babka (que, ao pé da palavra, quer dizer, vovó) que é um bolo bem alto, com bastante frutas cristalizadas, enfeitado com glacê de açúcar.
Na Páscoa tem-se o costume de pintar ovos, que é conhecido desde o século XIII, trabalho realizado, principalmente, pelas moças. Antigamente coloriam-se os ovos com tintas obtidas de ervas como: folhas de malva, casca de amieiro ou salgueiro, açafrão que é uma árvore que dá flores brancas e que serve para tingimento. Faziam-se desenhos e nas partes desenhadas derramava-se cera derretida para não tingi-los. Como desenhos pintam-se galinhos, escadinhas, maçãnzinhas, coraçõezinhos, sininhos, pintinhos, patinhos, patinhas de galinhas, cataventos etc... Cada desenho tem o seu nome, variando de região para região. Os desenhos, inclusive, variam, apropriadamente, de região para região. Nos dias de hoje, esse trabalho não é mais feito só por moças, mas por todos que gostam desse tipo de trabalho, inclusive por rapazes, agora com recursos modernos, em relação às tintas. Muitos fazem os desenhos, aplicando a técnica da raspagem da casca do ovo com lâminas (gilette) e os desenhos variam em função a imaginação de cada um.
Hoje, nas casas de artigos folclóricos ou populares (Cepelia), havendo na Polônia uma imensidão delas, já se vendem ovos feitos em madeira, imitando ovos de galinha, facilitando assim para as donas de casa na decoração da mesa durante a refeição pascal.
Essa tradição de pintar os ovos leva o nome de " Pisanki" que, traduzindo, quer dizer, ao pé do sentido, "escritos", ou, se quisermos, ovos de Páscoa.
A Páscoa Polonesa é linda, também chamada de " Páscoa Benta" a qual deixa as pessoas de outras etnias ou mesmo poloneses que visitam a Polônia, por ocasião da Páscoa, encantadas.
Fontes: Almanach Polonii
Powszechna Encyklopedia Polska
Nenhum comentário:
Postar um comentário